O percurso até chegar em Paris foi um pouco longo, mas obviamente no final valeu a pena. Meu ônibus saiu aqui de Rheinfelden as 05:40hs com destino a Basel Bad Bahnhof e lá peguei um trem até Basel SBB, que é onde saem os trens de viagens maiores.
Catedral de Notre Dame |
O bus chegava em Basel as 06:10hs e o trem já saía as 06:16hs, só que o ônibus chegou 2 minutos atrasado, o que me fez ter apenas 4 minutos pra entrar na estação e ir até a minha plataforma. Foi uma coisa linda! Saí correndo pelo corredor e ainda subi uma escada com duas malas de rodinha e uma mochila nas costas. Pelo menos entrei no trem as 06:15, porque 06:16 em ponto as portas fecharam e ele partiu.
Ao chegar em Basel SBB eu tinha uma folguinha de 10 minutos até o trem partir, então não precisei sair correndo mais uma vez. Na estação tem uma "parte especial" das plataformas que ao atravessar um corredor já é considerado França, tem até uma alfândega, igual a da Alemanha com a Suíça na Basel Bad Bahnhof. Uns 40 minutos depois cheguei em Mulhouse e esperei por mais 20 minutos até pegar o TGV e ir pra Paris.
Viajei de 1ª classe :) hehe comprar passagem com antecedência tem as suas vantagens. Além do valor total ter sido barato, a diferença de valor da 1ª para a 2ª classe da ida era de apenas 1€. Cabe menos gente do que na 2ª classe e as poltronas são melhores e mais espaçosas, mas a 2ª classe não ficou muito atrás não, a poltrona até reclinava! Fui dormindo praticamente a viagem inteira, só acordei quando vieram pedir meu bilhete e depois um pouco antes de chegar.
Como nosso tempo estava literalmente contado nos apressamos um pouco. Como eles já estavam com os bilhetes para metro/trem fomos primeiro até as Catacumbas, mas quando chegamos lá a fila estava um pouquinho maior do que o esperado, e como não tínhamos duas horas pra perder na fila acabamos indo embora. Não estava no roteiro, mas como não era muito longe acabamos indo até a Catedral de Notre Dame, que pra entrar era outro absurdo, mas nem tínhamos pensado na possibilidade de entrar. Ficamos cerca de uns 20 minutos lá tirando fotos e então voltamos para o metro.
Fomos de metro até a Champs-Élysées e descemos na altura do Arco do Triunfo. Seguimos caminhando pela avenida até encontrar a estação seguinte. Quando voltamos para o metro ainda não eram 16hs, então fomos até o hotel (que até era caminho pro aeroporto) pra eu deixar as minhas coisas, pois até então eu estava turistando e carregando mala, mochila e bolsa. Hotel legal, não muito longe do centro, com estação de metro a 40 metros e um McDonalds na frente. Subimos 3 andares de escada e chegamos no meu quarto. Larguei tudo lá e carreguei comigo apenas a minha bolsa e uma blusa, não demoramos muito lá, apenas 20 minutos.
Em seguida foi a minha vez de levá-los até o aeroporto. Chegamos por voltas das 17:30, caminhamos até o portão de embarque e então nos sentamos rapidamente pra eu mostrar as coisas que eu estava mandando dentro da mala. Pouco depois das 18hs nos despedimos e então eles foram pra parte que eu não podia mais acompanhar. Entrei em uma lojinha de souvenirs pra olhar, comprei a minha janta, aproveitei mais um pouquinho a internet de graça e voltei para o trem. Dessa vez estava sozinha e tinha que cuidar do caminho, mas por mais que o metro lá seja gigante não é muito difícil se locomover tendo um mapa em mãos, e na ida eu já tinha marcado as estações em que iria em seguida.
Diferentemente de mais cedo dessa vez eu tinha tempo, então não tenho a menor ideia de quanto tempo fiquei lá em cima, mas fiz tudo com a maior calma do mundo, tirando fotos e admirando a beleza. Quando resolvi ir embora voltei até a torre e desanimei com o tamanho da fila. Como eu já estava cansada resolvi ir pro hotel. Mais uma vez abri o mapa do metro e fui me aventurar no subterrâneo, mas como da outra vez foi bastante tranquilo.