sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Oktoberfest

   Combinei com a Marcella (o ser que iria me hospedar e guiar em München) o dia em que iríamos no Oktoberfest. Decidimos pelo primeiro dia, não me perguntem o porque rs. Ela falou com a família dela sobre eu dormir lá e então comprei a minha passagem no Mein Fernbus, foi barato, e eu viajaria de ônibus partindo de Lörrach no dia 20 de setembro. Sim, o Oktoberfest não é em outubro! Ou melhor, até é, mas esse ano começou dia 21 de setembro e vai até 6 de outubro, tem a duração de duas semanas. 
   O primeiro passo na verdade foi comprar meu Dirndl, e pra variar eu não estava querendo gastar muito hehe. Só que eu só tinha encontrado na C&A e a minha ideia não era pagar 100€ no vestido. Faltando apenas duas semanas saí decidida a encontrar um e acabei encontrando pela metade do preço na New Yorker.
   Dia 20 chegou, e lá fui eu pra München. Meu ônibus saiu de Lörrach 16:15hs em ponto! rs A viagem demorou no total 7 horas e 35 minutos, mas isso porque eu tive que ficar 2 horas em Freiburg esperando o tempo passar para então pegar o segundo ônibus que ia pra München. O difícil foi conseguir dormir, só consegui dar umas cochiladas, não tirei o fone do ouvido nenhum minuto rs. Cheguei em München ZOB (rodoviária) 23:50hs e a Marcella já estava me esperando. Fomos comprar o ticket do trem e já encontramos a primeira brasileira rsrs. Pegamos trem, andamos, chegamos na casa dela, arrumamos tudo pro dia seguinte e acabamos indo dormir só 1:30 da manhã pra acordar as 6hs, pois íamos encontrar a irmã do gast dela as 7:15hs no trem.



   Quando o despertador tocou estava frio e a vontade era de não sair mais da cama. Me perguntei como que aguentaria passar o dia inteiro de vestido, mas ao sairmos de casa estava 12°C e a meia calça e o casaco pareceram ser suficientes. Chegamos na estação e o trem tinha acabado de chegar, mas não encontramos a menina e eu ainda precisava comprar meu ticket, então achamos melhor esperar mais 20 minutos e pegar o próximo. Depois de uns 10 minutos a menina chegou com duas amigas da Inglaterra se desculpando pelo atraso. Isso mesmo, a alemã se atrasou! rs Pelo menos estávamos salvas, porque a Marcella não tinha a menor ideia de como chegar lá, e o percurso que ela estava pensando em fazer seria muito mais complexo e demorado.
   O percurso foi rápido e tranquilo, descemos na estação da rodoviária e andamos uns 15 minutos até chegar no local. Chegamos lá umas 8:20hs e estava absolutamente tudo fechado, fomos pra tenda da Spaten e ficamos na fila junto com uns amigos da alemã. Esperamos por aproximadamente meia hora e quando as portas abriram todos entraram correndo pra arrumar uma mesa, pois as mesas são reservadas com muito tempo de antecedência, e quem não tem reserva (como nós), precisa chegar logo cedo pra ter lugar pra sentar, ou então mais tarde ficar esperando alguma mesa vagar pra sentar, pois só servem as cervejas nas mesas. Eu só ouvia os seguranças na porta dizendo pra não correr e não empurrar... mas acho que ninguém escutou eles! hahaha



   Logo que entramos conseguimos uma mesa grande o bastante pra todo mundo sentar. Depois tivemos que esperar muito tempo, pois a abertura oficial seria só meio dia, ainda tínhamos muito pela frente. Eu e a Marcella dividimos um Bretzel gigante pra tapear um pouco a fome e umas 11 e pouco pedimos nosso almoço. Mais uma vez dividimos pra não ficar tão caro. Comemos Spatzle, leker!
   Meio dia em ponto a festa tem início, o prefeito de München abriu o primeiro barril e o povo começou a aplaudir o primeiros que já estavam com seus copos em mãos. A banda começou a tocar e as garçonetes e os garçons começaram a aparecer entre as mesas carregando entre 10 e 12 Maß de uma só vez! Que mágica é essa?? Então os barulhos dos copos brindando começaram a surgir. Incrível a energia do ambiente! Todo mundo cantando e dançando em cima dos bancos, batendo palmas... não tem como descrever!
   A cerveja era bem pequena, só 1L! rsrs Mas alemão toma todas e continua numa boa, e ainda bebem rápido! Nós nem estávamos ainda com as nossas cervejas e os menino que estavam na mesa já estavam indo pra segunda, tomaram uns 4 ou 5! Outra coisa que me surpreendeu é que eu não achei a Spaten amarga, e por não ser amarga é bem mais fácil de engolir, o que fez com que a gente pedisse mais uma depois pra dividir... só não sei se foi uma ideia muito boa, porque depois disso tudo começou a girar rsrs mas tirando esse pequeno detalhe ficou tudo bem.


   
   Saímos da tenda umas 16 e pouco porque estavam expulsando todo mundo e colocando os bancos em cima das mesas. Demos uma volta pelo parque pra conhecer, mas não fomos em nenhum brinquedo =/ embora a roda gigante e a montanha russa parecessem tentadoras.
   Comprei em uma das barraquinhas o famoso Lebkuchen. Dizem que ele é apenas pra deixar de enfeite, mas como eu já estava decidida há algum tempo, comprei um pequeno pra experimentar e outro um pouquinho maior pra guardar pelo menos até a data de validade. Depois paramos em barraquinhas de bugigangas pra comprar as lembranças do Oktoberfest.
   Fomos embora umas 17hs, já estávamos cansadas e por mais que estivesse cedo o dia tinha sido longo. No caminho pra casa, depois que saímos do trem, acabei tirando a sapatilha e fiz como os alemães, andei Barfuß, coisa que a minha família aqui ficaria espantada se soubesse, porque nunca ando descalça, e eles fazem isso sempre, até mesmo em cima de pedrinhas, etc.



   Como estávamos mortas pegamos um ônibus e com ele descemos praticamente na porta da casa da Marcella. Fomos pro quarto dela e acabei deitando no meu colchão ainda de Dirndl e fiquei conversando com ela e com o povo no whatsapp, mas acabei dormindo... eram umas 19hs mais ou menos. Acabei acordando as 23:20hs, o que foi bom, porque não tínhamos colocado despertador pro dia seguinte. Então tirei aquele vestido que já estaca incomodando e coloquei o pijama e fui pesquisar por onde que iríamos turistar no dia seguinte. Fui dormir novamente por volta de 1:30hs.
   Mas uma coisa eu garanto: o dia foi incrível! O Oktoberfest é demais e eu pretendo voltar!! 


Curiosidades: 

  • A primeira Oktoberfest ocorreu em 1810 com o casamento do Rei Ludwig I com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. Fizeram uma grande festa e convidaram todos os moradores de München, e o enorme sucesso fez com que marcassem outra festa pra outubro do ano seguinte, foi assim que começou a tradição.
  • Os trajes típicos usados no Oktoberfest se chamam Trachten. Para as mulheres o Dirndl, e para os homens a Lederhosen.
  • Na hora de vestir o Dirndl tem todo um cuidado especial de onde se deve dar o laço: no lado esquerdo quer dizer que a pessoa está solteira, no direito que a pessoa está em um relacionamento sério, e atrás que a pessoa é viúva ou garçonete.
  • O nome do famoso copo de 1L do Oktoberfest se chama Maß.
  • Para que as cervejarias participem do Oktoberfest existem regras: a cerveja tem que ser fabricada dentro dos limites da cidade de München e ter um teor alcoólico de 6%.
  • Na edição do Oktoberfest de 2013 foram consumidos 6,7 milhões de litros de cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário