quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Casamento Suíço

  Dia 24 de agosto foi o casamento do Christian - meu amigo chileno que eu conheci no curso de alemão no ano passado - com a Eveline que é suíça. Voltamos para nossos devidos países no final de maio do ano passado e em outubro ele foi de férias para o Brasil com dois amigos, a irmã e o cunhado. Todos muito legais e engraçados. Em janeiro fizeram o casamento no Chile, até me enviaram um convite, mas infelizmente não pude ir, e pra minha alegria logo me informaram que em agosto seria feito aqui na Suíça :D
   Sábado, 24/08 acordei logo cedo pra me arrumar e saí de Müntschemier 8:23hs. Peguei o trem até Bern, e de lá mais um que ia até Signau, demorou cerca de 1 hora, e por último peguei um ônibus até Röthenbach, onde segundo a Eveline a mãe ou o pai dela estaria me esperando as 10:40hs. Quando o ônibus chegou lá eu logo avistei o pai dela, era o único que estava de roupa social, pronto pra um casamento rs e eu também já o "conhecia" por foto. Andei na direção dele e ele na minha, quando cheguei perto me apresentei e ele falou "casamiento?", confirmei com um "ja" e fez mais uma pergunta "sola?". Eu sabia que ia estar esperando lá, eu só não sabia que iam estar apenas me esperando! rs Entramos no carro gigante que eu aposto que foi alugado por causa da família do Christian e em questão de pouco minutos chegamos até o local. Ele me apresentou seus filhos que estavam por perto quando chegamos e logo em seguida me dirigi até o Christian que estava com parte da família ali por perto.
   O cumprimentei e ele me apresentou para o seu pai, que estava do seu lado, e então a Ingrid (irmã) que até então estava retocando o esmalte se vir animada "Amaaaanda, quanto tieeempo!! Como estas??", e logo em seguida conheci a mãe, a tia e o tio. Demorou um pouquinho até os loucos o Giglio e o outro Christian chegarem e se juntarem a nós.
A missa começaria apenas ao meio dia, então teríamos que esperar um pouquinho... enquanto o Christian foi fazer umas fotos fiquei sentada conversando com a família dele, e depois sumiram com ele de lá porque era a vez da Eveline fazer as fotos.
   O tempo começou a fechar e então seguimos em direção à igreja. Ao entramos na igreja tivemos que nos dividir, a família do noivo ficava em uma lateral, da noiva em outra, e todo o resto ficava de frente pro altar. Eis que eu não lembro quem, mas me chamaram pra me juntar à família do Christian. Uffaa! rs Foi o casamento mais diferente que eu já fui, mas foi muito legal!! Pra começar, todo mundo coloca uns broches com o nome escrito... acho que é pra facilitar na hora de falar com as pessoas, não precisa perguntar o nome, simplesmente olha no broche e pronto. Durante a missa, o padre ia falando obviamente em alemão, e uma amiga da Eveline ia traduzindo o geral em espanhol pra família. Depois todos cantara, pois entregaram um papel na entrada com todas as letras pra gente acompanhar, inclusive uma das músicas tinha uma parte em alemão, uma em inglês e uma espanhol, foi muito legal!
 Quando o casamento acabou estava caindo o mundo, só que a gente tinha que ir até o salão, ou seja: todo mundo se molhou! Minha sapatilha então nem se fala, ficou encharcada! Ainda bem que eu levei uma jaqueta e o guarda-chuva... o tempo não estava muito bom de manhã e então achei melhor me prevenir. Mas mesmo assim os dois juntos não foram o suficiente, estava ventando e a chuva vinha em direção oposta. No final das contas chegou todo mundo molhado... hahaha
   Ao entrarmos no salão, tinha uma grande variedade de queijos suíços e não suíços sobre a mesa, e mais um monte de comidas deliciosas, sem contar as empanadas do Chile nham nham. Quando todos chegaram, começaram a passar as informações das surpresas que seriam feitas para os noivos. Pra começar tinha um quadro com uma árvore pintada, onde cada um tinha que escolher uma cor, colocar o dedo, e depois colocar o dedo em um dos galhos como se fosse uma folha; em uma mesa, tinha uma caixa com uns pequenos potes de geleia, uma com canetas, fitilho, e uma variedade de cores de guardanapo e pequenas folhas de papel. Nós tínhamos que pegar um dos papéis e escrever o que desejávamos para os noivos, embrulhar junto com a geleia no guardanapo, e por último fechar com o fitilho.
   Quando os noivos chegaram se formou aquela fila enorme pra parabenizá-los, mas tanto eu quando meus amigos chilenos deixamos pra fazer isso depois, quando a fila diminuísse :) Obviamente me entupi de pão e queijo hahaha A festa não foi como as que estamos acostumados no Brasil, sem música e sem dança, mas foi legal mesmo assim, me diverti bastante! Teve a famosa retrospectiva, discurso lá pelas 16hs, quando já estava acabando, me chamaram pra tirar foto. 
    Tive que ir embora antes de terminar =/ porque o Christian me arranjou carona com um amigo dele brasileiro (já disse que tem em tudo quanto é lugar). Após os noivos saírem de charrete os convidados entraram em seus carros pra irem ao lugar combinado em que iam soltar os balões. Isso é meio que uma tradição na Suíça, nos casamentos soltam os balões de gás com um cartão pendurado com os nomes dos noivos e o endereço já escrito, e também o nome da pessoa que era o balão, escrito o que ela vai dar pros noivos se eles receberem aquele cartão. Aí quando o balão cai, as pessoas que acham o cartão, enviam pra casa dos noivos os parabenizando pelo casamento. Legal né?
   Me levaram de carro até uma estação de trem, faltavam poucos minutos pra ele chegar, comprei meu ticket rapidamente e fiquei esperando no coberto (ainda estava chovendo). Fui direto pra Bern, sorte que não tive que esperar muito até o próximo trem sair, eu estava molhada e com frio. 
   O caminho até em casa foi tranquilo e rápido como sempre, quando cheguei graças a deus não estava mais chovendo, porque tive uma pequena surpresa... hahaha quando fui abrir a porta da frente ela estava trancada... e não tinha ninguém em casa. Cooomo assim? hahaha a minha chave funcionava apenas na segunda porta. Esqueceram que eu ia voltar e acabaram trancando. Esperei uma meia hora sentada do lado de fora, porque logo mandei msg e liguei pra minha prima avisando que estava trancada pra fora de casa e ela foi me salvar! Uffa. 

variedade de queijos. Lecker!
   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário