domingo, 10 de novembro de 2013

Roma #3

Reservamos para nosso último dia o Vaticano. Pelo simples fato dele já ser lotado normalmente, em dia de semana então nem se fala né?

a guarda Suíça
   Acordamos um pouco mais tarde, tomamos aqueeele café da manhã reforçado, fizemos sanduíche pra levar, e pegamos também umas bolachas rsrs. Voltamos para nossos quartos para pegar as malas e fomos para a recepção - conforme combinado na noite anterior. Quando chegamos o cara da recepção falou que tinham vagado outros quartos e que poderíamos continuar lá... que ele muito fofo não ligou avisando pra não nos acordar, então voltamos mais uma vez para nossos devidos quartos e deixamos tudo lá novamente.
   O dia pra variar estava bastante quente, e pra ajudar, não pudemos usar shorts e regata, pois pra entrar no Vaticano não pode... Assim que chegamos lá, já entramos na fila da Basílica di San Pietro e até que ela andou mais rápido do que estávamos imaginando. Passamos por um detector de metais e depois uma outra "entrada", que era onde eles verificavam as roupas e barravam os que estavam "indecentes". E era justamente ali onde se concentravam vendedores ambulantes vendendo lenços para as pessoas se cobrirem e poderem entrar.
   Fizemos um tour pela Basílica, que era gigaaante, e quando terminamos de ver as tumbas dos antigos Papas saímos na entrada da cúpula. Apenas eu e a Nicole que subimos. Tinham dois tickets diferentes: o de 5€ pra subir 500 e pouco degraus de escadas, e o de 7€ pra subir 200 e pouco degraus de elevador e o resto de escada. Acabamos comprando o de 7€, já estávamos mortas no nosso último dia lá, e mal tínhamos parado nos dias anteriores.

Na hora de subir as escadas foi realmente tenso, tudo muito estreito e ainda tinham momentos em que a escada ia se curvando. Na escada caracol dava pra ficar tonto bem rapidinho! rs. Visualizar Roma em 360° no topo da cúpula é realmente incrível e faz com que as escadinhas malditas valham a pena! O único problema foi que lá em cima estava lotado demais, mal dava pra se mexer, e quando resolvemos descer ficamos um século paradas em uma fila, porque era complicado andar rápido naquelas escadas, aí todo mundo ia empacando. Nesse ponto achei mal organizado, porque eles poderiam ter um controle do tipo que só sobe um grupo quando certa quantidade descer.

a cúpula
 Demoramos aproximadamente uma hora e meia até descermos novamente. Ao sairmos seguimos então para os museus do Vaticano. Pra lá é possível comprar o ticket no site do Vaticano e reservar um horário com o acréscimo de 4€. Dizem que lá é uma das atrações onde mais se perde tempo na fila, e que por isso é recomendado comprar antes. Mas nós resolvemos arriscar e deixamos pra comprar na hora mesmo, pois pra quem já está com o dinheiro praticamente contado, 4€ fazem diferença. Pode ser até que a gente tenha tido sorte, pois não perdemos tanto tempo na fila, talvez uns 20 minutos...¨

Entramos. No começo é tudo incrível e lindo, parando em cada canto e tirando mil e uma fotos, mas depois de algum tempo enjoa e a visita se torna cansativa. Por sinal a gente tinha lido isso em algum blog. Eles falavam que depois de algum tempo poderia se tornar entediante, na hora apenas achamos graça, mas depois descobrimos que é verdade! rs Tirávamos foto de todas esculturas/pituras que achávamos legais, mas depois de algumas horas, pouco antes de chegarmos no nosso destino final já estávamos praticamente passando reto pelas salas. Mas foi só entrar na Capela Sistina que o tédio foi embora.
Castel Sant'Angelo

A sala era pouco iluminada, estava lotada, e todos parados observando. O que mais se ouvia eram os guardas pedindo silêncio e falando que não podia tirar fotos. Nem lembro exatamente quanto tempo que ficamos lá sentadas, deve ter sido pelo menos uma meia hora, porque aproveitamos o banco disponível pra descansar um pouco e observar as maravilhas do ambiente. Ah, e obviamente também tiramos algumas fotos... hehehe era tudo lindo demais!
   Em seguida fomos até a Boca della Verità, onde diz a lenda que ao colocar a mão dentro e falar uma mentira ela te morde. Quando saímos pagamos o primeiro ônibus que passou, sem nem nos preocuparmos com o destino e então descemos quado finalmente encontramos um pouco de movimento nas ruas. Fomos caminhando e nos enfiando até achar algo conhecido. Paramos em uma sorveteria, compramos nossos sorvetes e saímos andando, nos sentamos na praça na frente do Pantheon.

museu do Vaticano
Quando resolvemos ir embora andamos até a Piazza Venezia e então pegamos o bus que ia pro nosso hotel. No último dia não voltamos tão tarde. Fomos para os nossos quartos pra tomar banho e arrumar as malas e depois nos encontramos pra comer. Eu e a Nicole dividimos uma pizza no hotel e depois ficamos conversando um pouco antes de irmos dormir.

Combinamos de acordar as 8:30hs pra tomar o café da manhã e depois ir com calma pro aeroporto, mas acabou não sendo como o esperado... a mulher da limpeza bateu nas nossas portas as 8 da manhã por não ter nenhuma placa na porta, então aproveitamos e levantamos antes. Terminamos de fechar as malas e descemos pra comer. Na hora de ir embora achamos melhor irmos de ônibus. Pegamos dois até a estação Termini e de lá outro que nos levaria até o aeroporto. Dessa vez custou 4€, mas não tinha internet =/
Piazza di San Pietro
   Chegamos cedo e enquanto as meninas já esperavam sentadas no portão de embarque eu fui até o Free Shop em busca de algumas encomendas. Quando deu a hora do embarque, pegamos um ônibus que nos levou até o avião. A Nicole sentou lá na frente enquanto eu e a Bianca nos sentamos mais no fundo, separadas apenas pelo corredor.
   Assim que o avião levanta voo, o negócio é colocar o fone de ouvido e tentar dormir. No início teve um pouco de turbulência durante algum tempo, mas foi tranquilo, quando chegamos as meninas disseram que devia ter sido mais forte pra ter um pouco de emoção.
   Ao chegarmos em Basel, a tia da Nicole estava nos esperando na saída da parte alemã do aeroporto, e nós estávamos na saída da parte Suíça hahaha maior confusão esse aeroporto! Mas isso fica pra outro post. Fomos até Lörrach deixar a Bianca, e depois viemos pra Rheinfelden. Fui deixada em casa com a promessa de uma feijoada! :D