sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Paris

   Meu sábado (26/10) começou com o despertador tocando as 04:30 da manhã. Tomei um banho pra acordar de vez, me troquei, desci com as minhas coisas e fui comer alguma coisa. Já eram umas 5hs quando eu estava descendo e o meu gast acordou e foi pro banheiro, enquanto eu comia ele desceu já trocado e perguntou a hora que saía meu ônibus, então me dei conta de que ele que iria me levar até a estação.
   O percurso até chegar em Paris foi um pouco longo, mas obviamente no final valeu a pena. Meu ônibus saiu aqui de Rheinfelden as 05:40hs com destino a Basel Bad Bahnhof e lá peguei um trem até Basel SBB, que é onde saem os trens de viagens maiores.

Catedral de Notre Dame
   Chegamos na estação de ônibus - ao lado da de trem - 10 minutos antes do horário de saída e como eu já previa ela estava deserta e escura! rs Meu gast foi embora e eu fui até o ponto que estava marcado na minha passagem, mas como normalmente não sai ônibus de Rheinfelden até Basel, deixei minhas coisas no ponto e fui até o único ser que se encontrava na escuridão sentado no banco de um outro ponto. Perguntei se ele sabia onde que saía o bus pra Basel e ele disse que era onde eu tinha deixado as minhas coisas. Peguei meu ipod - que por acaso não desliguei mais até as 10:40hs hehe, 5 horas certinho - e esperei.
   O bus chegava em Basel as 06:10hs e o trem já saía as 06:16hs, só que o ônibus chegou 2 minutos atrasado, o que me fez ter apenas 4 minutos pra entrar na estação e ir até a minha plataforma. Foi uma coisa linda! Saí correndo pelo corredor e ainda subi uma escada com duas malas de rodinha e uma mochila nas costas. Pelo  menos entrei no trem as 06:15, porque 06:16 em ponto as portas fecharam e ele partiu.

   Ao chegar em Basel SBB eu tinha uma folguinha de 10 minutos até o trem partir, então não precisei sair correndo mais uma vez. Na estação tem uma "parte especial" das plataformas que ao atravessar um corredor já é considerado França, tem até uma alfândega, igual a da Alemanha com a Suíça na Basel Bad Bahnhof. Uns 40 minutos depois cheguei em Mulhouse e esperei por mais 20 minutos até pegar o TGV e ir pra Paris.
   Viajei de 1ª classe :) hehe comprar passagem com antecedência tem as suas vantagens. Além do valor total ter sido barato, a diferença de valor da 1ª para a 2ª classe da ida era de apenas 1€. Cabe menos gente do que na 2ª classe e as poltronas são melhores e mais espaçosas, mas a 2ª classe não ficou muito atrás não, a poltrona até reclinava! Fui dormindo praticamente a viagem inteira, só acordei quando vieram pedir meu bilhete e depois um pouco antes de chegar.

   Meus pais e minha avó chegariam lá mais cedo e então combinamos de me encontrarem na estação, mas eu não tinha o número da plataforma em que eu chegava, então mandei pra eles o número do meu trem pra poderem me encontrar. Comecei a mandar sms uma meia hora antes de chegar, mas não recebi nenhuma resposta. Quando desci não vi ninguém e então mandei outro sms com o número da plataforma e segui caminhando em direção ao Hall. Dessa vez me responderam e logo nos encontramos, ou melhor, eu os encontrei e saí correndo com as minhas malas lindas. 4 meses depois... acho que demoramos pelo menos uns 5 minutos até ir pro metro.
   Como nosso tempo estava literalmente contado nos apressamos um pouco. Como eles já estavam com os bilhetes para metro/trem fomos primeiro até as Catacumbas, mas quando chegamos lá a fila estava um pouquinho maior do que o esperado, e como não tínhamos duas horas pra perder na fila acabamos indo embora. Não estava no roteiro, mas como não era muito longe acabamos indo até a Catedral de Notre Dame, que pra entrar era outro absurdo, mas nem tínhamos pensado na possibilidade de entrar. Ficamos cerca de uns 20 minutos lá tirando fotos e então voltamos para o metro. 

   Seguimos para a Torre Eiffel que é pouco linda. Não ficamos tanto tempo ali embaixo, logo seguimos para o Trocadero, que é o melhor ponto para as fotos da torre. No caminho paramos em uma barraquinha e almoçamos crepes deliciosos! Ele era gigante!! rs Terminamos de comer, continuamos caminhando e logo chegamos no Trocadero. Pena que não pudemos ficar tanto tempo lá =/ eles ainda tinham que voltar pro aeroporto e seguir viagem.
   Fomos de metro até a Champs-Élysées e descemos na altura do Arco do Triunfo. Seguimos caminhando pela avenida até encontrar a estação seguinte. Quando voltamos para o metro ainda não eram 16hs, então fomos até o hotel (que até era caminho pro aeroporto) pra eu deixar as minhas coisas, pois até então eu estava turistando e carregando mala, mochila e bolsa. Hotel legal, não muito longe do centro, com estação de metro a 40 metros e um McDonalds na frente. Subimos 3 andares de escada e chegamos no meu quarto. Larguei tudo lá e carreguei comigo apenas a minha bolsa e uma blusa, não demoramos muito lá, apenas 20 minutos.

   Em seguida foi a minha vez de levá-los até o aeroporto. Chegamos por voltas das 17:30, caminhamos até o portão de embarque e então nos sentamos rapidamente pra eu mostrar as coisas que eu estava mandando dentro da mala. Pouco depois das 18hs nos despedimos e então eles foram pra parte que eu não podia mais acompanhar. Entrei em uma lojinha de souvenirs pra olhar, comprei a minha janta, aproveitei mais um pouquinho a internet de graça e voltei para o trem. Dessa vez estava sozinha e tinha que cuidar do caminho, mas por mais que o metro lá seja gigante não é muito difícil se locomover tendo um mapa em mãos, e na ida eu já tinha marcado as estações em que iria em seguida.
   Fui direto pra Torre Eiffel. Logo que saí do metro parei em uma dessas lojas de souvenirs pra ver a touca que fiquei namorando mais cedo e perguntei em inglês pro vendedor quanto que custava e em seguida ele perguntou se eu era brasileira (????). Perguntei em português como que ele sabia e ele respondeu com um português meio enrolado que toda brasileira é bonita. Agradeci e perguntei novamente o valor, ele disse que custava 9€, mas que pra amiga brasileira ele fazia por 7€! Uhul, pelo menos ainda saí ganhando! rs Paguei e fui  logo embora. Eis que quando parei ali do lado pra esperar o farol abrir senti uma mão no meu ombro. Me assustei e olhei pra trás, ela o cara da touca! Disse que estava quase acabando de trabalhar e perguntou se eu queria tomar uns drinques. Falei que não e saí andando, um pouco mais pra frente parei e olhei pra trás pra ver se ele não vinha atrás e então segui meu caminho tranquila.

   Iniciei minhas fotos noturnas logo da frente da torre, encontrei um grupo de brasileiras e pedi pra elas tirarem uma foto pra mim. Ainda não eram nem 20hs e já estava bastante escuro, mas de um lado meio distante ainda estava meio claro, típico fim de tarde. A fila pra subir na torre estava meio grandinha e decidi deixar pra depois. Mais uma vez fui sentido ao Trocadero, porque as fotos iam ficar bem legais com a torre iluminada. Fiz apenas uma pequena parada pra comer um delicioso Waffle de Nutella com chantili. Ele era gigaaante, um exagero! hehe acabei me sujando um pouquinho pra comer tudo.
   Diferentemente de mais cedo dessa vez eu tinha tempo, então não tenho a menor ideia de quanto tempo fiquei lá em cima, mas fiz tudo com a maior calma do mundo, tirando fotos e admirando a beleza. Quando resolvi ir embora voltei até a torre e desanimei com o tamanho da fila. Como eu já estava cansada resolvi ir pro hotel. Mais uma vez abri o mapa do metro e fui me aventurar no subterrâneo, mas como da outra vez foi bastante tranquilo.
   

Um comentário:

  1. Quanta aventura!!!!
    Seus gasts são muito bacanas sempre te ajudando heim! Acredito que esta prestatividade tem haver com suas ações, smack!
    Gostaria que contasse mais sobre o reencontro com seus pais e avós após 4 meses e de ver mais fotos....
    E ai Amanda, o cara da touca era chato, feio, rsrsrs, kkkkkk. Imagino o medão que sentiu com a paquera começada na economia de 2€, kkkkkkkkkkk....
    Bom, quanta experiencia e histórias está acumulando na mala, que delícia!
    Um montão de saudades!
    beijos.
    Claudia Muuga

    ResponderExcluir