terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Weihnachtsmarkt

 
 São as famosas feiras natalinas que percorrem toda a Alemanha e Europa durante o mês de dezembro. Os de Bremen, Berlin e Köln são bastante conhecidos, e principalmente grandes, mas existem muitos outros ainda. O de Strasbourg, na França também é bem famoso... ouvi aqui em casa algumas vezes sobre, e que nós íamos lá e tudo mais, mas com a gast grávida ficou meio complicado.
   Nas grandes cidades, o Weihnachtsmarkt permanece por grande período, normalmente desde o final de novembro até o final de dezembro, ou até mesmo nos primeiros dias de janeiro. Não pude conhecer os grandes e famosos daqui.
   O primeiro que eu fui foi o de Rheinfelden, durou um final de semana, de sexta a domingo. Fui logo na sexta com a Nicole. Lá tinham diversas barraquinhas, de comida, bebida, objetos natalinos, tranqueiras... tinha até um carrossel pras crianças, e um palco onde estavam tendo apresentações musicais. Comemos algo que não lembro o nome, mas que era como uma pizza, tomamos Glühwein, que é como o nosso vinho quente. E foi justamente quando fui compra-lo que bati um papo com a mulher da barraca, ela perguntou quantos anos eu tinha, e quando respondi perguntou se eu tinha certeza!  

   Voltei no dia seguinte com as meninas, porque minha gast ia sair e eu ia ficar com elas. Ela nos levou de carro até a cidade e pouco tempo depois foi embora. Até que ir com elas foi melhor do que eu imaginava. Elas tomaram o kinderpunsch, andaram no carrossel, a Emi subiu no palco pra cantar pro Papai Noel e ganhar um chocolate, pediu um pra Sophie porque ela não quis cantar/falar nada, e ainda comemos uma pizza antes de voltar pra casa. A volta foi divertida, elas estavam cansadas e com frio e fiquei entretendo elas durante os 30 minutos até chegar em casa. Eu dei minha lanterna pra elas que ficaram se divertindo enquanto revezavam... a cada quarteirão ficava com uma, etc. Quando faltavam apenas uns 10 minutos pra chegar em casa passou um homem pela gente, e quando ele não estava ainda tão longe a Emi gritou: "Um ladrão!!" hahaha e depois ainda ficou discutindo comigo quando eu disse que não era.. mas no final deu tudo certo, chegamos em casa e elas logo foram pra cama.
    Foram 3 semanas seguidas de Weihnachtsmarkt. Na seguinte eu estava na Suíça e acabei dando uma olhada no de Bern, mas não achei nada demais (talvez por ter sido durante o dia, pode ser que a noite tivesse algo mais legal) e era tudo caro. O Glühwein que pagamos 2€ estava 6 francos!
   E no final de semana seguinte, mais precisamente no sábado, foi o de Nollingen (o meu bairro), bastante legal também, pena que só durou um dia. Nesse dia eu saí pra comprar os presentes de natal e foi uma correria, porque eu tinha que chegar em casa e me trocar pra ver a apresentação de flauta da Emi. Não me preparei para o frio, já que a ideia era ver a apresentação e voltar pra casa. Ainda bem que tinham algumas fogueiras por lá, porque eu congelei, fiquei 4 horas na rua, 0°C, e eu sem roupa adequada. Em vez de jantar lá com a família e voltar pra casa, acabei encontrando com a Nicole e ficando com ela por lá. Acabamos jantando um tipo Raclette e tomando Glühwein pra esquentar :) E pra fechar a noite, consegui comprar o presente de natal da Oma lá.

Weihnachtsmarkt de Frankfurt

Nenhum comentário:

Postar um comentário