terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

St. Martin

   Dia 11 de novembro se comemora o dia de São Martinho de Tours na Alemanha e alguns outros países (Dinamarca, Holanda, Suíça...). O santo não é muito conhecido no Brasil, mas por aqui ele é lembrado pelo seu trabalho missionário e pela sua grande solidariedade com os mais fracos
   A imagem mais conhecida do santo é ele montado a cavalo, levando a mensagem cristã para todos os povos. Levando luz e escuridão, por assim dizer. Por isso no dia 11/11 as crianças pequenas (geralmente até os 8 anos) esperam escurecer e vão com os pais passear com as suas lanternas, cantando várias músicas. Em alguns lugares, o "próprio" St. Martin aparece a cavalo para que as crianças o sigam. Tudo termina com muita comida e os tradicionais pãezinhos doces com passas. Por isso o dia aqui é mais conhecido com a Festa da Lanterna (Laternenfest).



   Enfim... os alemães comemoram essa data e muitas outras mais que eu nunca tinha ouvido falar. E além do dia de St. Martin, dia 11/11 é comemorado também o início do carnaval... pois é, coisa louca! É um dia só, e depois o carnaval começa mesmo em fevereiro. O povo saiu tocando na rua de noite, e teve uma festa no salão da prefeitura, onde os grupos se apresentaram e vestiram aquelas roupas estranhas do carnaval daqui, mas que são muito legais! Eu fui em duas comemorações, uma de Rheinfelden e uma do Kindergarten. A da cidade foi primeiro, na terça (11/11), e a do Kindergarten na quarta.
"abertura" do carnaval

    Obviamente na caminhada da cidade tinham muito mais crianças do que na do Kindergarten. Saímos da igreja na praça da prefeitura, cada criança com a sua "lanterna", e então fomos seguindo uma mulher em cima de uma cavalo fingindo ser St. Martin, que seguia a orquestra que a Natalie faz parte, que estava tocando na frente.
   Chegamos no ponto final, que era o pátio de uma escola. Já estava tudo preparado, tinha um grande círculo formado no centro, com fogo (acho que eram velas) marcando o espaço para que o povo não se aproximasse. Teve uma encenação da história, e quando acabou, as crianças ganharam um pão doce. Fim! Rs

   Já o de quarta feira foi bem mais legal! Nos encontramos todos as 16:30hs na frente do Kindergarten. Cada criança do Kindergarten segurava a lanterna que havia feito, e os irmãos e amigos tinham outras. Ficamos esperando até o cavalo com o St. Martin chegar, e então o seguimos em direção à floresta. As professoras foram cantando, e alguns pais e crianças ajudando.
   No caminho teve também uma encenação, St. Martin cortou sua capa e deu metade pro mendigo, e as crianças levaram pão pra ele. Não sei o que pensaram, mas enquanto eu e a Nicole observávamos, uma das professoras veio nos dizer que ele não era um mendigo de verdade, e sim pai de uma criança que não estava presente.

   Além de andar eu não lembro o que mais fizemos na floresta, mas estava realmente escuro e ficou mais legal ainda com as crianças andando na frente, iluminando o caminho com suas lanternas. Quando a caminhada acabou, voltamos para o Kindergarten, ou melhor, pro jardim, onde tinha comida nos esperando! Espalhadas por todos os lados tinham estrelas de biscoito penduradas. Eu e a Nicole pegamos uma, e depois saímos na escuridão com as luzes de nossos celulares procurando mais rsrs encontramos mais duas! Tomamos também o Kinderpunsch pra aquecer, comemos pão, e logo mais não tinha mais nada pra fazer por lá. Já passava das 19hs e então fomos embora. Descemos pra casa, as meninas comeram alguma coisa e logo foram pra cama.



Nenhum comentário:

Postar um comentário