sexta-feira, 6 de junho de 2014

Fasnacht, o carnaval alemão

   Achei incrível o carnaval daqui! Totalmente diferente do que eu estava acostumada, mas foi demais! Pra começar porque aqui é no final do inverno, não foi dessa vez, mas geralmente tem neve e está muito frio!
   Aqui em Rheinfelden começou na quinta feira, 27 de fevereiro. As 6 da manhã já teve um pequeno desfile no meu bairro e no centro com o povo fazendo barulho, mas eu não ouvi nada.. esqueci disso, queria ter acordado 20 minutos antes pra escutar nem que fosse da janela do meu quarto. Quando saí do curso, fui direito pra Rathaus encontrar a Natalie, a Sophie e o Henrik. O prefeito falou um pouco e fez a abertura oficial do carnaval, alguns grupos chegaram tocando, eu experimentei a famosa sopa de farinha (só tem no carnaval), que não é nada delicioso, mas dá pra comer numa boa, me lembrou um pouco a sopa de feijão sem o feijão.


sopa de farinha
   Domingo foi o dia do desfile na cidade, os grupos/orquestras se fantasiam, e muitas das fantasias são bem sinistras rs mas é engraçado de ver, e durante os desfiles, o povo que vem andando joga doces pras crianças só por isso que adoram o carnaval. A Natalie tocou com a Stadtmusik e a Emi desfilou junto, foi na frente da orquestra jogando os doces pras crianças. Eu fiquei parada com o Arne, a Sophie, o baby e mais uns amigos deles pra assistir, acho que durou umas 2 horas. Ahh, eu fui fantasiada de morango! haha Achei um monte de fantasia legal por aqui, mas essa foi a mais barata que era legal e que daria pra usar numa boa no Brasil. Todo ano a cidade faz broches do carnaval pra vender, eu já tinha visto e estava apenas esperando a oportunidade pra comprar, mas acabei ganhando um do Arne :) Quem desfila grita "Narrí" e quem assiste responde "Narrô", carnaval no Sul da Floresta Negra.




   Quando acabou o desfile fomos pra casa de repouso da cidade, onde o pai do Arne mora, porque a Stadtmusik ia se apresentar por lá. Pensei que iriam tocar músicas de carnaval e tals, só que não... eu não conhecia as músicas e fui obrigada a concordar com a Emi que estava entediante. 
   Segunda fomos até um Dorf aqui perto, porque teria um desfile da Stadtmusik. Dessa vez as meninas foram com a mesma roupa que a orquestra e andaram na frente deles juntos com os filhos das madrinhas delas. Eu fui atrás da orquestra, empurrando o carrinho. O legal é que cada dia de carnaval fizemos algo diferente! Nesse dia durante o desfile, tinham algumas paradas onde as crianças recebiam doces, e tinham mesas com comida e bebida pras pessoas pegarem.


Stadtmusik
   O último dia de carnaval foi na terça, dia do desfile infantil na cidade. A Natalie, as madrinhas das meninas, e mais uma pessoa que não conheço montaram um pequeno grupo pro desfile, e estavam todos fantasiados de vampiros ou morcegos. A Natalie levou o baby e eu fiquei apenas com o carrinho vazio. Enquanto ainda estavam na concentração eu fui caminhando em direção à Rathaus, e no caminho encontrei com um amigo da Sophie do Kindergarten com o irmão e o pai, então me juntei a eles. Enquanto andávamos, apareceram duas mulheres de jornais diferentes pedindo pra tirar foto nossa rs, e uma delas anotou nosso nome e de onde éramos. Depois ele acabou me mandando o jornal em que aparecemos pela filha, que é a melhor amiga da Emi.




   O percurso foi pequeno comparado ao de domingo, umas 3 ou 4 quadras. Na Rathaus tivemos uma escada pra chegar até o salão, mas então me ajudaram e foi de boa pra subir com o carrinho. No salão logo encontrei a Natalie e me juntei ao povo na mesa. Logo começaram as atividades pras crianças na frente do palco, todos pulavam, dançavam e cantavam, e de vez em quando, os animadores jogavam confete e doces, e então as crianças se matavam pra conseguir pegar alguma coisa.
   De noite foi o Fasnachtsverbrennung, o encerramento do carnaval, que é feito queimando um boneco dos Latschari (um dos grupos) para representar o fim. Eu iria de qualquer jeito, mas as meninas estavam de férias e também queriam ir, então fomos de carro com o Arne. Caminhamos uns 500 metros seguindo os Latschri e a Stadtmusik tocando juntos e todos os grupos fantasiados caminhando atrás até a praça em que aconteceria o evento, tinha uma caçamba no meio, que foi onde colocaram o "corpo". Enquanto colocavam fogo no boneco, alguns personagens choravam, lamentavam, corriam até o corpo, assopravam pra tentar apagar o fogo... hilário!




   Ficamos lá por volta de 1 hora, as meninas já estavam cansadas, estava frio e o principal já tinha acontecido, mas um povo ainda ficou e depois que acabou começaram a seguir em grupos em direção a festa que teria aqui em Nollingen, mas eu não fui.


Fasnachtfeuer
   Quando acaba o carnaval tem a festa dos bombeiros, o Fasnachtfeuer (tinha que ser com fogo, né?) o de Nollingen foi no sábado na floresta. Obviamente foi de noite, e a Natalie falou pra eu ir só quando já estivesse bem escuro, senão não teria graça. Fui de bike apenas pra que na volta eu chegasse rápido em casa, porque na verdade eu morri empurrando ele na subida e pra ajudar estava o maior breu. Não entendi direito como funciona, mas vamos lá: Eles fazem uma fogueira enorme e deixam ela apagar sozinha, geralmente no dia seguinte ainda tem alguma coisa, e é lá o início da festa. Ao lado da fogueira tinha um monte de mesas e bancos e barracas vendendo cerveja, salsicha e batata frita (pra variar rs). Tem também uma fogueira menor, onde fica a diversão das crianças, eles prendem algo branco que eu não tenho a menor ideia do que seja na ponta de enormes gravetos, colocam no fogo, e depois de algum tempo levantam e ficam girando no ar, fazendo o fogo "brilhar". E também tinham as pessoas que faziam o mesmo, mas em vez de balançar no ar, batiam com força em uma madeira que ficava afastava da multidão, e então o pedaço branco voava iluminando a escuridão e apagava ao cair na grama. Foi realmente diferente de ser ver, mas não achei muito graça não, então aproveitei pra ver a cidade iluminada de um ponto mais abaixo e fui embora.


broche do carnaval de Rheinfelden
   Foi assim que terminou o carvanal em Rheinfelden. A Natalie falou que foi bom, porque cada dia vi um carnaval novo. O carnaval do Brasil pode ser famoso e conhecido por todo o mundo, mas existe ainda muita coisa legal e diferente por aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário