domingo, 8 de junho de 2014

Basler Morgestraich, o início do carnaval de Basel

   O carnaval da Suíça, pelo meno o de Basel, começa na segunda feira seguinte ao da Alemanha, mais precisamente as 4 horas da manhã.
   Bom, desde agosto eu já tinha ouvido falar desse tal Basler Morgenstraich, e era algo mais diferente ainda do que eu já tinha visto por aqui, então resolvi ir. Domingo a noite olhei os horários dos trens, e vi que de madrugada só sai trem do lado suíço. Eu chegaria lá as 03:11hs e pra isso teria que pegar o trem as 02:45hs e acordar as 2hs. 
   Fui dormir as 22:30, e quando acordei, a vontade de continuar na cama quase me venceu, mas uma força maior me fez levantar rs. O trem estava lotado! Mas consegui um lugar pra sentar e dei uma cochilada até chegar em Basel. Estação lotada, chegando gente de tudo quanto era lado... já tinha gente vendendo o broche do carnaval lá dentro, comprei um e segui pra fora da estação. Estava caindo de sono e acabei comprando um café que estava horrível na saída da estação.


   Minha gast tinha dito que o melhor lugar pra assistir era na ponte, já um amigo da família disse que era na frente da Rathaus... simplesmente segui a multidão até encontrar um lugar legal pra ficar. As 4 horas em ponto a cidade inteira se apagou e começou a surgir grupos fantasiados com máscaras estranhas tocando. Cada hora aparecia um grupo vindo de um lugar diferente fazendo o povo se organizar encontrando um novo lugar pra ficar.
   Foram vários grupos diferentes, mas todos faziam a mesma coisa. Eu já tinha uma lista com possíveis horários de trem pra voltar, e então quando achei que já estava bom resolvi ir embora. Não lembro o horário do trem, mas sei que cheguei pouco antes das 5, e quando cruzei a ponte que divide as cidades estava amanhecendo, então parei pra tirar uma foto, e que cheguei em casa as 6:30, horário que eu estaria acordando.





   Cheguei e já comecei a arrumar a mesa do café e fazer tudo o que eu geralmente faço. Foi um dia normal, as meninas foram pra escola, e eu voltei pra cama pro curso. rs Tomei o Red Bull que comprei em Basel e fui pro curso, mas o melhor de tudo é que passei o dia sem sono :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário