sábado, 4 de maio de 2013

Dia do Visto/ Consulado


   Achei que o meu processo de solicitação do visto foi bastante rápido. Cheguei dia 2 de abril no prédio do consulado as 9:46hs e saí as 10:04hs. Fui para o 12° andar e disse para o atendente que tinha ido fazer a solicitação do visto de au pair e então ele anotou meu nome em um papel e disse que me chamariam pelo meu nome no guichê 1.
  Logicamente já saí de casa nervosa, estava imaginando que a entrevista seria um bicho de 7 cabeças de acordo com as experiências que eu havia lido. Depois de uns 5 minutos sentada me chamaram, e então fui até o guichê 1 e peguei o telefone que estava na minha frente para poder me comunicar com a mulher que estava do outro lado do vidro. A primeira coisa que ela me perguntou foi se eu estava com todos os documentos, eu disse que sim e então coloquei na "gaveta" que tinha por baixo do vidro para ela pegar, a mulher conferiu tudo e apenas me entregou uma folha para eu assinar.



  Após tudo isso a mulher (que devia ser alemã mas tinha sotaque de chilena/boliviana) começou a falar comigo em alemão. Começou perguntando onde que eu havia estudado, para não me complicar com a fala eu respondi que foi apenas no Instituto Goethe; o nome da cidade que eu iria morar; a idade das crianças; a maneira que eu encontrei a família; a forma que eu utilizei para me comunicar com eles; se eu já fui para a Alemanha e por último fez uma pergunta que eu não entendi, então ela mudou e perguntou apenas o meu nome. Sim, a minha entrevista foi  isso! Mas eu também tenho uma lista que a Leticia me mandou com algumas (muitas) perguntas que costumam ser feitas na entrevista.

  Ao terminar a entrevista a mulher continuou falando em alemão comigo, disse que ia fazer um teste, e então eu pensei que iria para uma salinha ter a entrevista e que aquele bate-papo tinha sido em vão. Maaaas, em vez disso, ela pediu apenas para que eu levantasse a tampa de uma maquininha que estava ao meu lado para que ela pudesse colher as minhas digitais. 
   Para finalizar ela me deu um papel impresso e grifou o número que eu deveria passar para a família para eles acompanharem o processo e falou para eu aguardar entre 8 e 12 semanas para obter uma resposta. E disse também que tudo que poderia ser feito aqui no Brasil já estava ok, que agora eu teria apenas que aguardar a resposta da Alemanha.... einfach so (simples assim)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário